Blog

Blog

38% dos passageiros não utilizam o cinto de segurança no banco traseiro no estado de São Paulo? Veja outros números

Cinto de Segurança: De acordo com a Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo), 38% dos passageiros do banco traseiro não utilizam o equipamento de segurança. O resultado disso? Temos um comportamento que além de colocar em risco a vida das pessoas, também desconsidera aquilo que prevê o Código Brasileiro de Trânsito. 

Respeite seus limites: Sabia que o sono é a terceira maior causa de acidentes ao volante?

O que diz a legislação?

Segundo a lei nº 9.503 do Código de Trânsito Brasieliro, o uso do cinto de segurança para condutores e passageiros é obrigatório, em todas as vias do território nacional. Aqueles que descumprirem essa regra, terão que arcar com uma multa no valor de R$ 195,23. Além disso, também é aplicado o acréscimo de 5 pontos na CNH, por ser uma infração grave.

Vale destacar que o Código de Trânsito Brasileiro também considera como infração a utilização do cinto de segurança de maneira irregular. Ou seja, atrás do corpo, por baixo do braço, ou com dispositivos que travem, modifiquem ou afrouxem o funcionamento normal do equipamento. 

Preciso pagar uma multa para recorrer?

Alerta

Esse resultado acaba expondo uma prática perigosa à qual essas pessoas acabam se expondo, negligenciando os riscos à própria vida, além de desrespeitar  o Código Brasileiro de Trânsito.

Para o coordenador do SOS Estradas, Rodolfo Rizzotto, a fiscalização se torna ainda mais grave se formos olhar a nível nacional. “A pesquisa foi realizada no estado de São Paulo, onde a fiscalização é mais rigorosa que a média nacional, a frota mais nova e o nível de educação dos condutores mais elevado que a média. Em regiões menos fiscalizadas e mais pobres a falta de consciência é ainda maior.” Afirma o coordenador do SOS Estradas.

Números da pesquisa (Nacional)

No que diz respeito ao banco da frente do veículo, ficou constatado a utilização do cinto de segurança em 94% dos condutores de veículos e em 91% dos caronas. Já, entre os passageiros do banco de trás usando o cinto, o índice foi de apenas 62%.

E não para por aí, a constatação da ausência do equipamento também aconteceu nos condutores e passageiros de caminhonetes, vans e micro-ônibus. Aqui, temos um “detalhe” nada bom! Um agravante ainda maior: somente 68% dos passageiros utilizam o item de segurança, enquanto 32% ignoram o dispositivo, mesmo estando no banco da frente.

Por fim, já na categoria de caminhões, onde só temos a presença do banco da frente, foi apurado que 22% dos condutores e 34% dos passageiros trafegam sem utilizar o equipamento de segurança.

Suspensão e Cassação da CNH: Saiba a diferença

ESTÁ GOSTANDO DO CONTEÚDO?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

POSTS RECENTES

Respeite seus limites: Sabia que o sono é a terceira maior causa de acidentes ao volante?

Você sabia que aproximadamente 40% dos acidentes de trânsito estão relacionados à sonolência? Com isso, essa é a TERCEIRA maior causa de acidentes de trânsito no Brasil, ficando atrás do uso de álcool e drogas ao volante (2ª) e excesso de velocidade (1ª). Esses dados são do levantamento realizado pela Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (ABRAMET) que fez o alerta sobre os perigos de dirigir com sono.

Preciso pagar uma multa para recorrer?

A partir do momento em que cometemos uma infração de trânsito, a notícia de uma multa acaba sendo frustrante para o condutor, além de causar algumas dúvidas para o mesmo. Uma dúvida bastante comum é: “É preciso pagar uma multa para recorrer?”. A questão é essencial para aqueles que acreditam que a infração foi aplicada por engano ou injustamente.

Suspensão e Cassação da CNH: Saiba a diferença

Você já se imaginou ficando um tempo sem poder dirigir? Veja bem, se você é motorista sabe da importância de ter a sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH) sem nenhum tipo de restrição! Sendo assim, perder o direito de dirigir está entre os maiores medos daqueles que são habilitados. 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Fale com a Cabricop

Clique no botão abaixo para iniciar o seu atendimento

CONTE COM A CABRICOP PARA PROTEGER O SEU DIREITO DE DIRIGIR.

Aqui você recebe suporte total e especializado para reverter os principais tipos de punições ao condutor.

Clique no botão e fale com um de nossos especialistas. 

Conte com um time atencioso e prestativo para assegurar o seu direito de dirigir. 

Solicite o seu Orçamento

Fale com o nosso time de especialistas no WhatsApp!

Preencha o campo abaixo para iniciar o atendimento.