Blog

Blog

Mito ou Verdade: É possível perder a CNH por não renovar o documento?

Olá, sabemos que a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), é um documento de extrema importância (obrigatório), para aqueles que desejam conduzir veículos automotores de maneira legal. Contudo, surgem vários mitos e dúvidas a respeito da renovação do documento.

Muitas pessoas possuem um questionamento em comum: se é possível perder a CNH pelo simples fato de não renová-la no prazo estipulado. No conteúdo de hoje, a Cabricop irá explorar essa questão, desvendando o mito e trazendo informações relevantes a respeito do processo de renovação da CNH.

Confira o nosso conteúdo no instagram sobre o tema

Entenda o processo de renovação da CNH

Vamos lá, a renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), faz parte de um procedimento padrão estabelecido pelos órgãos de trânsito, com o intuito de garantir que os condutores se mantenham aptos a conduzir seus respectivos veículos de forma segura.

Geralmente, o processo engloba a atualização de documentos, realização de cursos obrigatórios e exames médicos. Tenha em mente que o não cumprimento dos prazos para a renovação pode acabar resultando em algumas implicações legais e na invalidação do documento.

No entanto, é um MITO que uma pessoa possa perder a sua CNH por não renovar o documento.

O que não pode, é dirigir com a CNH vencida há mais de 30 dias, isso sim caracteriza infração gravíssima, com multa de R$ 293,47 passível de recolhimento do documento e retenção do veículo. E, mesmo se flagrado nessa condição, o condutor não perde a CNH.

Proteja o seu direito de dirigir. Conte com o melhor time de especialistas em legislação do trânsito para recorrer de suas multas. Clique aqui e conheça a Cabricop.

Casos especiais e exceções

Vale ressaltar que existem algumas situações especiais que podem acabar influenciando no processo de renovação. Por exemplo, uma mudança de estado ou país, pode exigir procedimentos específicos.

Existem alguns casos, onde é possível dirigir com a Carteira Nacional de Habilitação vencida por um período de 30 dias.  Para isso, o condutor não pode estar envolvido em infrações que comprometam a segurança no trânsito.

Mitos comuns que existem sobre a perda da CNH

Existem vários mitos sobre a perda da CNH, por não renovar o documento, como a ideia de que, automaticamente o condutor terá a sua habilitação cassada. Esclarecer esses equívocos é fundamental para que os condutores possam compreender as reais consequências, e os passos necessários para regularizar a situação dentro dos parâmetros legais.

Recebeu uma multa após vender o carro? Não se preocupe, a Cabricop te ajuda a resolver!   

A seguir, confira um exemplo de mito!

Vamos falar sobre o caso específico de Marcelo, um motorista que, por razões pessoais, não renovou sua CNH no prazo estabelecido. Ao ser parado em uma blitz, Marcelo é informado sobre a irregularidade e acaba recebendo uma multa pelo atraso na renovação. Nesse cenário, Marcelo não irá perder sua CNH automaticamente. O que acontecerá é que ele será orientado a regularizar a situação o mais rápido possível.

Como vimos, esse exemplo destaca a importância do cumprimento dos prazos de renovação, além de destacar que a perda da CNH não acontece de maneira imediata.

Por muitas vezes, os órgãos de trânsito procuram incentivar a regularização e a conscientização dos condutores a respeito da importância da renovação, antes de aplicar punições de forma automática.

Conheça a Cabricop

Somos uma equipe especializada em defesas administrativas, com profissionais com mais de 20 anos de experiência, preparados para te orientar, defender e representar seus direitos.

Nosso maior diferencial é que analisamos cada caso individualmente, o que proporciona a defesa adequada e a utilização dos argumentos jurídicos corretos.

Veja como podemos te ajudar:

  • Cassação da CNH;
  • Suspensão da CNH;
  • Multas Mandatórias;
  • Comunicação de Venda;
  • Multa na CNH Provisória;
  • Problemas com Lei Seca;
  • Troca de real infrator;
  • Transferência de Responsabilidade;

Está gostando do conteúdo?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Fale com a Cabricop

Clique no botão abaixo para iniciar o seu atendimento

Está gostando do conteúdo?

Cadastre-se em nossa lista para receber mais conteúdos como estes.

CONTE COM A CABRICOP PARA PROTEGER O SEU DIREITO DE DIRIGIR.

Aqui você recebe suporte total e especializado para reverter os principais tipos de punições ao condutor.

Clique no botão e fale com um de nossos especialistas. 

Conte com um time atencioso e prestativo para assegurar o seu direito de dirigir. 

Solicite o seu Orçamento

plugins premium WordPress

Fale com o nosso time de especialistas no WhatsApp!

Preencha o campo abaixo para iniciar o atendimento.