Blog

Blog

Respeite seus limites: Sabia que o sono é a terceira maior causa de acidentes ao volante?

Você sabia que aproximadamente 40% dos acidentes de trânsito estão relacionados à sonolência? Com isso, essa é a TERCEIRA maior causa de acidentes de trânsito no Brasil, ficando atrás do uso de álcool e drogas ao volante (2ª) e excesso de velocidade (1ª). Esses dados são do levantamento realizado pela Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (ABRAMET) que fez o alerta sobre os perigos de dirigir com sono.

Preciso pagar uma multa para recorrer?

De acordo com a conselheira da Associação Brasileira das Empresas de Transporte Terrestre de Passageiros (Abrati), Letícia Pineschi, os horários com maior incidência de acidentes de trânsito por sonolência são no período da madrugada e começo da manhã.

“Os acidentes em geral acontecem no fim de tarde, no início da manhã e durante a noite com colisão na traseira ou desvio da pista. Em geral são acidentes que são causados por sonolência. Isso é muito comum em relação ao transporte de cargas, em relação ao transporte realizado por motoristas de carro de passeio, especialmente. Em geral, os condutores que não são profissionais ou que estão sob carga de trabalho excessiva, acabam sofrendo esse tipo de incidência ao extrapolar o seu limite de resistência”, explica.

Suspensão e Cassação da CNH: Saiba a diferença

Sinais de sonolência

Em algumas situações, o sono, não está atrelado diretamente ao cansaço, mas sim a outros distúrbios de saúde. Lembre-se que a sonolência diminui a capacidade bastante a capacidade de dirigir e pilotar. 

Várias pessoas acreditam que conseguem controlar o sono utilizando alguns artifícios como café, música alta, ou vento no rosto, porém, sem perceber elas acabam tirando um cochilo fatal.

A seguir, confira alguns sinais de sono ao dirigir:

  • A cabeça começa a pesar;
  • A visão perde o foco e fica difícil manter os olhos abertos;
  • A pessoa não para de bocejar;
  • É preciso se esforçar para manter a concentração;
  • Ocorrem pequeno desligamentos, com desvios na trajetória do veículo;
  • Os pensamentos começam a ficar vagos e desconexos;

Deixou os faróis desligados? A multa pode estar acesa!

O que fazer nos casos de sonolência?

Para evitar os acidentes de trânsito por sono, a conselheira da Associação Brasileira das Empresas de Transporte Terrestre de Passageiros (Abrati), Leticia Pineschi, aconselha os condutores a realizarem paradas para descanso durante a viagem.

“Ao menor sinal de sono, o motorista deve parar o veículo e descansar. Não adianta lutar contra isso, não adianta lutar contra o sono. O sono vai vencer e o motorista tem que descansar. Ele também tem que cuidar da alimentação e da saúde para que não tenha nenhum dos distúrbios do sono conhecidos. Esses distúrbios estão muito ligados a apneia, pressão alta, a problemas respiratórios que eventualmente nem mesmo a pessoa sabe que tem”, ressalta.

Multa na CNH provisória: Saiba mais sobre o tema

Como prevenir os distúrbios do sono

Contar com uma boa rotina de sono é sempre uma das melhores formas de evitar futuros problemas. Ainda assim, manter não é uma tarefa fácil e requer abrir mão de algumas coisas, bem como mudar outros.

A seguir, confira algumas dicas para prevenção:

  • Estabeleça uma rotina de sono: Procure dormir e acordar nos mesmos horários para que o seu corpo acostume;
  • Evite telas e luzes fortes: Apague as luzes e evite itens como TVs e celulares pouco antes de dormir;
  • Realize refeições leves antes de deitar: Lembre-se que as comidas pesadas ou muito gordurosas costumam alongar o processo digestivo e afetar o sono;
  • Evite exercícios e estímulos do gênero à noite: Essa prática acaba deixando o corpo mais “ligado” e retarda o aparecimento do sono;
  • Vá para a cama apenas quando estiver com sono: Várias vezes, as pessoas buscam ir para cama acreditando que assim o sono irá chegar. No entanto,, conforme ele não vem, a tendência é aumentar a ansiedade e a frustração;
  • Procure um médico: O médico precisa ser consultado frequentemente, porém, em casos de sintomas frequentes de distúrbios do sono, o ideal é buscá-lo para um diagnóstico correto;

O exame toxicológico continua obrigatório? Saiba mais sobre o tema 

ESTÁ GOSTANDO DO CONTEÚDO?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

POSTS RECENTES

Respeite seus limites: Sabia que o sono é a terceira maior causa de acidentes ao volante?

Você sabia que aproximadamente 40% dos acidentes de trânsito estão relacionados à sonolência? Com isso, essa é a TERCEIRA maior causa de acidentes de trânsito no Brasil, ficando atrás do uso de álcool e drogas ao volante (2ª) e excesso de velocidade (1ª). Esses dados são do levantamento realizado pela Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (ABRAMET) que fez o alerta sobre os perigos de dirigir com sono.

Preciso pagar uma multa para recorrer?

A partir do momento em que cometemos uma infração de trânsito, a notícia de uma multa acaba sendo frustrante para o condutor, além de causar algumas dúvidas para o mesmo. Uma dúvida bastante comum é: “É preciso pagar uma multa para recorrer?”. A questão é essencial para aqueles que acreditam que a infração foi aplicada por engano ou injustamente.

Suspensão e Cassação da CNH: Saiba a diferença

Você já se imaginou ficando um tempo sem poder dirigir? Veja bem, se você é motorista sabe da importância de ter a sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH) sem nenhum tipo de restrição! Sendo assim, perder o direito de dirigir está entre os maiores medos daqueles que são habilitados. 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Fale com a Cabricop

Clique no botão abaixo para iniciar o seu atendimento

CONTE COM A CABRICOP PARA PROTEGER O SEU DIREITO DE DIRIGIR.

Aqui você recebe suporte total e especializado para reverter os principais tipos de punições ao condutor.

Clique no botão e fale com um de nossos especialistas. 

Conte com um time atencioso e prestativo para assegurar o seu direito de dirigir. 

Solicite o seu Orçamento

Fale com o nosso time de especialistas no WhatsApp!

Preencha o campo abaixo para iniciar o atendimento.